Brasil fica em 7° lugar em importante ranking interncional
O Brasil ficou em sétimo lugar em pesquisa de economia realizada por uma consultoria internacional. Segundo o Índice de Confiança para Investimento Direto Estrangeiro, da consultora internacional Kearny, o país é o sétimo mercado mais procurado por estrangeiros para investimentos entre os países emergentes.
Apesar do bom desempenho entre as 25 nações emergentes inclusas na pesquisa, o Brasil não entrou na lista de melhores mercados entre os países em geral. Confira abaixo a lista completa e mais informações sobre o levantamento.
Ranking de mercados emergentes mais atrativos para investidores
- China
- Índia
- Emirados Árabes
- Qatar
- Tailândia
- Arábia Saudita
- Brasil
- México
- Argentina
- Malásia
- Indonésia
- Filipinas
- Vietnã
- Egito
- Turquia
- Marrocos
- África do Sul
- Colômbia
- Peru
- República Dominicana
- Bangladesh
- Rússia
- Paquistão
- Cuba
- Gana
O Brasil foi o melhor colocado entre os países da América Latina. De acordo com dados do Banco Central, o país recebeu cerca de US$ 90 bilhões em investimentos estrangeiros durante o ano de 2022.
Na lista de melhores mercados em geral, o Brasil estava em 22º lugar no ano anterior, e neste ano, não apareceu no ranking. Nessa pesquisa, os Estados Unidos lideram com o primeiro lugar, seguidos por Canadá (2º), Japão (3º), Alemanha (4º) e Reino Unido (5º), sendo todos países economicamente emergentes.
Em fala ao Estadão, Sachin Mehta, sócio da Kearney no Brasil, afirma que a saída do país do ranking é um indicativo do cenário político e econômico instável dos últimos anos. O especialista afirma que com o uso correto de instrumentos fiscais pelo governo brasileiro, é possível que o mercado apresente melhoras a médio e longo prazo.
A pesquisa é feita com base em informações coletadas com executivos de empresas com faturamento anual igual ou superior a US$ 500 milhões. De acordo com o levantamento, 82% dos entrevistados tem planos de expandir seus investimentos nos mercados emergentes durante os próximos três anos.