Brasil tem uma das praias mais sujas do mundo e choca a todos
Apesar de ser conhecido internacionalmente por suas belíssimas praias, o Brasil conta também com uma das mais sujas do mundo. Também não se trata de qualquer uma: a praia de Copacabana, que já foi considerada a melhor do mundo entre 100 concorrentes de diferentes países, também é uma das mais poluídas.
Também estão inclusas na lista das praias mais sujas do mundo os seguintes pontos: a Praia de Kamilo, no Havaí; El Gringo, na República Dominicana; Juhu, em Mumbai, e Kuta, em Bali. Confira abaixo mais informações sobre a poluição na orla de Copacabana.
Praia de Copacabana está entre as mais sujas do mundo
De acordo com um estudo realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2022, estima-se que cerca de 80% das amostras de areia coletadas na orla contam com alto nível de contaminação por coliformes fecais. Copacabana foi incluída na lista de trechos os quais a população deve evitar, junto à Praia Vermelha, de Botafogo, e Leme.
Segundo o levantamento, a contaminação na orla carioca é, em maioria, resultado da presença de fezes de cachorros. Também foi apontada uma alta concentração de bactérias, fungos e parasitas.
O acúmulo de lixo também é um problema grave na praia de Copacabana, em especial durante períodos festivos. No Carnaval, por exemplo, não é incomum que a região acumule até 370 toneladas de lixo em apenas quatro dias.
No começo deste ano, um incidente chamou a atenção na região: no dia 9 de fevereiro, após uma forte chuva, as areias de Copacabana amanheceram com um grande acumulado de lixo e com uma mancha escura de água, similar a esgoto.
Na ocasião, o Instituto Estadual do Ambiente associou a poluição ao extravasamento de águas pluviais, junto a esgoto sanitário, resultado do período de chuvas do início de 2023.
Imagem: Reprodução / jcomp / Freepik