“Cacetinho”: Entenda a origem do nome do pão francês no RS

Na terça-feira (21), foi comemorado nacionalmente o dia do pão francês, um dos alimentos mais consumidos no Brasil. É possível comer esse queridinho do Brasil com manteiga, maionese, salada, carne, salsicha e até mesmo alguns doces. O pão francês é um alimento simples, prático e o melhor: uma delícia!

O famoso pão é um clássico e está sempre presente no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo nas festas dos brasileiros. Além de ser conhecido como pão francês, o alimento também é chamado de pão de sal, pão de Jacó e pão d’água. No Rio Grande do Sul, o nome é mais peculiar: cacetinho.

De acordo com Luís Augusto Fischer, professor entrevistado pelo portal g1, o nome nasceu a partir do pão baguete, também conhecido como pão cacete devido ao seu formato. Por esse motivo, o pão francês, que é uma versão menor do baguete, ganhou o apelido de “cacetinho”.

“É uma forma cilíndrica e comprida. Essa palavra acabou ficando mais ligada ao órgão sexual masculino no Brasil, mas nesse caso não me parece que é essa a intenção. É o formato daquele pão bisnaga, mesmo”, disse o professor durante a entrevista.

Quando chegou ao Brasil, o pão baguete não era tão popular, devido ao seu tamanho. Por isso, para aumentar as vendas, os padeiros diminuíram o tamanho do alimento.

Apesar dos tamanhos e dos nomes serem diferentes, a composição dos dois pães é praticamente a mesma: farinha de trigo, sal, fermento e água. No Brasil, deixou de ser um pão comprido para ter um formato menor e mais redondo.

Confira como o “cacetinho” é conhecido no Brasil

  • Distrito Federal: pão francês;
  • Bahia e Minas Gerais: pão de sal;
  • Ceará: carioquinha;
  • Rio Grande do Norte: pão de água;
  • Pernambuco: pão de Jacó;
  • São Paulo: pão filão.