Cachoeiras mais incríveis do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul já possui um grande número de pontos turísticos deslumbrantes e memoráveis — e alguns dos mais grandiosos e atrativos são as tradicionais cachoeiras.
A maior parte das grandes cachoeiras do Rio Grande do Sul se localizam entre Campos de Cima da Serra e a Serra Gaúcha. Assim, com a organização certa, você pode visitar várias em uma única viagem. Por isso, separamos uma lista com as cachoeiras mais impressionantes do estado: confira abaixo.
As cachoeiras mais incríveis do Rio Grande do Sul
- Cachoeira Amola Faca — São José dos Ausentes

A Cachoeira Amola Faca se localiza no Cânion da Encerra, no município de São José dos Ausentes. Apesar de um volume menor de água, esta é a maior queda livre do Sul do país, com aproximadamente 240 metros de altura. Além disso, é a 15ª cachoeira mais alta do Brasil.
- Cachoeira do Tigre Preto — Cambará do Sul

A Cachoeira do Tigre Preto é um dos principais pontos do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul. Esta queda d’água tem um visual muito especial: ela é composta por três trechos, com 250 metros de altura no total.
- Cascata do Chuvisqueiro — Riozinho

Entre todas da lista, esta é uma das que pode ser acessada com maior facilidade, pois não é preciso fazer nenhuma trilha para chegar até a água. A Cascata do Chuvisqueiro se localiza no município de Riozinho, a 120km de Porto Alegre. O espaço conta com piscina natural para banho, diretamente abaixo da queda de 76 metros de altura.
- Cascata do Caracol — Canela

Localizada no município de Canela, a Cascata do Caracol se destaca com seus 131 metros de altura, e não apenas no Rio Grande do Sul. Recebendo cerca de 2,5 milhão de turistas por ano, esse é um dos principais pontos não apenas da Serra gaúcha, mas de todo o Brasil.
- Salto do Yucumã — Derrubadas

Esta é mais uma das paisagens únicas do mundo — O Salto do Yucumã é a queda d’água mais larga do mundo, com 1800 metros de largura e 20 metros de altura. Para chegar até aqui, os turistas devem passar pelo município de Derrubadas, próximo a San Pedro, até chegar no Rio Uruguai. O resultado é uma das vistas mais impressionantes do RS.