Caixa faz alerta sobre novo golpe envolvendo o FGTS

A Caixa Econômica Federal fez um alerta para a população à respeito de um novo golpe envolvendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o banco, há um anúncio nas redes sociais que promete desbloquear os juros do FGTS caso o cliente use um aplicativo pago.

No entanto, o vídeo é falso: A Caixa confirma que não é possível sacar os juros da conta vinculada ao fundo e que não houve nenhuma mudança na forma de retirada. Confira abaixo mais informações sobre o golpe.

Anúncio falso promete saque de juros do FGTS da Caixa

De acordo com o aviso da Caixa, o golpe é acompanhado de um vídeo, que divulga a possibilidade de usar o aplicativo pago para sacar juros acumulados do fundo. Para dar credibilidade ao vídeo, são usados trechos de jornais antigos com informações verdadeiras sobre o fundo.

No site do golpe, os criminosos informam também um valor programado que as vítimas teriam direito, entre cinco e 13 salários mínimos (valor atual em R$ 1.320). Em seguida, os visitantes são solicitados a clicar no botão “Desbloquear saldo” para ter acesso ao dinheiro.

A Caixa informa que as únicas modalidades para retirar o fundo são: demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, compra de casa própria ou amortização de parcelas de financiamento imobiliário, saque-aniversário, desastre natural ou doenças graves.

Os únicos canais de informação à respeito do fundo são as próprias agências físicas, o aplicativo oficial do FGTS e os sites oficiais: www.caixa.gov.br/fgts ou www.fgts.gov.br. Também é possível entrar em contato através de telefone, pelo número 0800 726 0207.

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil