Calor intenso vai continuar no RS? Confira previsão do tempo da semana

Previsão do tempo para esta semana no Rio Grande do Sul aponta para uma forte onda de calor em grande parte do estado. Conforme apontado pela MetSul Meteorologia, uma bolha de calor se instalou na região neste domingo (12), levando a máximas acima de 40 °C e umidade do ar a níveis desérticos.

A tendência é que para a segunda-feira, o calor aumente de forma significativa. A previsão aponta que as mínimas na maior parte do estado ficarão acima de 35 °C, enquanto as máximas ficam na faixa dos 40 °C.

Principais cidades afetadas pelas mudanças no tempo

A Região Metropolitana de Porto Alegre terá máximas em torno de 39 °C, mas em determinados bairros, a expectativa é que supere os 40 °C. A previsão do tempo aponta também temperaturas elevadas nos municípios localizados nas regiões de Pelotas, Rio Grande, Bagé e Jaguarão. Considerando todo o Rio Grande do Sul, o Oeste será a região mais quente.

O tempo continua com o ar muito seco, trazendo intenso aquecimento. A umidade relativa do ar chega a índices menores que 20%. Segundo a MetSul, o Rio Grande do Sul se encontra entre uma das três áreas que registraram maiores temperaturas no mundo nos últimos três dias, em uma região que inclui também parte da Argentina e do Uruguai. Os outros locais são a Austrália e a África subsaariana.

Qual o fenômeno responsável pelas mudanças no tempo nessa semana no RS?

De acordo com os especialistas, a bolha de calor é o fenômeno responsável pela onda de calor no estado no início da semana. Esse processo acontece quando uma área de alta pressão atmosférica prende o ar quente de uma região sobre a mesma área por um longo período de tempo, que pode durar até semanas.

A situação deve se agravar cada vez mais, devido ao aquecimento na superfície da terra, o afastamento das frentes frias e o calor excessivo. O fenômeno marca um agravamento para a estiagem no Rio Grande do Sul em um momento que poderia ser de alívio, segundo previsão anterior.