Câmara Municipal vota a revitalização do 4º Distrito; Saiba qual foi a decisão

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nessa quarta-feira (17), um projeto de lei que institui a revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre.

O Programa +4D de Regeneração Urbana estabelece regras para incentivo urbano e tributário para que sejam feitos os serviços. 

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o objetivo da ação é promover a diversidade de usos e atividades voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Serão trabalhados seis eixos no desenvolvimento da proposta, sendo estes: Infraestrutura Estratégica, Qualificação Ambiental, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Cultural e Reabilitação Urbana. 

De acordo com Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre, o projeto trará maior vitalidade para o perímetro urbano, além de diversificar a paisagem da cidade. “A fim de potencializar o desenvolvimento desses eixos temáticos, estão previstas ações de caráter transversal. Além dos eixos e ações, o programa oportuniza a adoção de metodologias alternativas ao regime urbanístico padrão, com vistas a garantir maior controle da relação entre o espaço público e o privado, promovendo maior vitalidade urbana, qualificação e diversificação da paisagem urbana, além da valorização do patrimônio histórico, trazendo, ao mesmo tempo, maior agilidade no processo de licenciamento urbanístico”, explicou. 

Para garantir que o desenvolvimento previsto seja concretizado, foram estabelecidos benefícios tributários para áreas prioritárias de desenvolvimento, a fim de incentivar a implementação do programa. 

Os investimentos públicos devem, conforme citado pela prefeitura, garantir o desenvolvimento da região. 

Veja os locais que serão revitalizados em Porto Alegre

As obras previstas no plano do Programa +4D serão realizadas nos seguintes pontos: 

  • Farrapos
  • Voluntários da Pátria
  • Cairu
  • Brasil
  • São Pedro
  • Dona Teodora
  • Leopoldo Bretano
  • A.J. Renner. 

Outras ações como instalação de câmeras de segurança para monitoramento e revitalização de praças na Capital, obras de macrodrenagem no Arroio Tamandaré, substituição de redes de água no Bairro Floresta, edital de esgoto certo entre Farrapos e Cristóvão Colombo também estão previstas na proposta aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre.