Caminhada de Promoção à Vida será realizada neste domingo

0

O ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário.

Neste domingo (4), a partir das 10h, será realizada uma Caminhada de Promoção à Vida, no Parque Farroupilha (Redenção). Entre os objetivos da prefeitura, está a conscientização sobre os temas como suicídio e depressão.

Promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e Secretaria Municipal de Saúde, o ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário. A programação faz parte da Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio e os participantes estão convidados a vestir camiseta branca.

Para marcar o Setembro Amarelo, a prefeitura elaborou uma série de cartazes e folders com orientações e sinais de alerta. Os materiais informam a respeito dos atendimentos em saúde mental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. A ideia é estimular a criação de uma rede de apoio para prevenção ao suicídio.

“A prevenção não se limita à rede de saúde, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio”, avalia a coordenadora técnica da área de Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke.

Conforme o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. De acordo com revisão divulgada este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.

Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – Rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza

Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia