Cantor é preso em evento no RS por importunação sexual

No último domingo (5), um cantor foi preso durante o Baile da Linguiça, evento que ocorria na Sociedade Bierkenthal, interior do Morro Reuter, no Vale dos Sinos. Flávio Dalcin, vocalista da Banda Ouro, foi acusado de ter cometido importunação sexual contra uma das mulheres que estavam sendo fotografadas com ele. Após o ocorrido, a vítima de 29 anos acionou a Brigada Militar (BM).

Ao chegarem no local do crime, os policiais da BM levaram o criminoso à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Nova Hamburgo, após a vítima informar que o cantor havia colocado a mão dentro de sua calça, perto de suas nádegas. Outras pessoas testemunharam o momento do crime.

Apesar de outras pessoas testemunharem e confirmarem a história da vítima, Flávio negou as acusações. O cantor já saiu da Delegacia e vai responder em liberdade, mas ainda não veio a público para se declarar.

Importunação sexual: um problema para grande parte das mulheres brasileiras

Casos como o do cantor da Banda de Ouro são mais comuns do que muitos imaginam. Diversas mulheres são assediadas diariamente em seus locais de trabalho, escola, no ônibus e até mesmo na residência de familiares.

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021, mais de 52 mil casos de assédio moral e três mil de assédio sexual, foram registrados no país. Fora os que foram mantidos em segredo pelas vítimas.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 17 milhões de mulheres revelaram ter sofrido algum tipo de violência de gênero no último ano.

No caso do assédio, 26,5 milhões de brasileiras revelaram ter sido vítimas de comentários desrespeitosos ou beijos forçados no último ano.

Atualmente, cerca de 822 mil mulheres são estupradas por ano no Brasil.

Em caso de assédio, violência verbal, física ou abuso sexual, acione o 180 (Disque-Denúncia, Central de Atendimento à Mulher).