Cartão com cashback ou pontos: Qual será o melhor pra você?
Uma dúvida recorrente devido a tantas opções de cartão de crédito disponíveis no mercado é: Cartão com cashback ou pontos, qual o melhor?
Sabemos o quanto é difícil na hora de escolher entre os que dão cashback e os que dão pontos e milhas qual é o mais vantajoso.
Pensando nisso, fizemos este artigo para esclarecer essa dúvida. Nele, trataremos sobre o que é cashback, pontos e milhas e quais as vantagens de cada opção disponível no mercado.
Continue lendo o artigo e confira!
O que é cashback?
Cashback é uma porcentagem que o cliente recebe de volta na conta quando gasta o cartão de crédito. A porcentagem varia entre 0,2% e 1,5% e quem decide é o emissor do cartão.
Por exemplo, o cliente tem um gasto mensal de R $3.000,00 no cartão de crédito. Digamos que o cartão tem 0,2% de cashback, isso significa que o cliente terá de volta todos os meses R $6,00 creditados na sua conta.
Já se o cartão oferece 1,5% de cashback, o valor salta para R $45,00 mensais devolvidos na conta do cliente. O valor acumulado anual será muito mais atrativo do que o cartão que oferece 0,2%.
Por isso, o ideal é escolher um cartão de crédito que ofereça uma porcentagem maior de cashback. Outra vantagem é que o dinheiro fica disponível para o cliente gastar o valor como desejar. Além disso, muitos não têm tarifas.
O que programa de pontos?
No cartão de crédito com programa de fidelidade o cliente acumula pontos ao usar o cartão e, quando o limite for atingido, ele pode trocar por produtos ou serviços disponíveis no site do cartão ou em sites de parceiros.
O valor gasto com o cartão é transformado em dólar. Por exemplo, caso o cliente gaste R $1.000,00 no cartão e o dólar está a R $4,00, na conversão fica a R $250,00. Para o cartão que dá 1 ponto a cada 1 dólar, o cliente acumula 250 pontos neste caso.
É importante ressaltar que quanto mais caro está o dólar, menos pontos o cliente terá direito. Por isso, o ideal é ter um programa de fidelidade no cartão que oferece pontuação múltipla, ou seja, no caso do exemplo acima o programa oferece 2 pontos a cada dólar ao invés de 1 ponto apenas.
Além disso, é possível transferir os pontos para programas de milhas e o cliente pode transformar essas milhas.
Qual é o melhor?
Para escolher qual é a opção mais vantajosa, o cliente precisa analisar o seu perfil de gastos com o cartão de crédito.
Para aqueles que gastam pouco no cartão e não viajam tanto, a melhor opção é o cartão com cashback. Tem pouca burocracia e o resgate do dinheiro é simples.
Já para aqueles que têm gastos altos no cartão e gostam de viajar, o programa de pontos é a opção mais vantajosa. Lembrando que o ideal neste caso é optar pelos pontos múltiplos.