Carteira Digital de Trânsito ganha nova versão; Confira o que muda

Uma nova atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) trouxe novas melhorias para a ferramenta. Veja abaixo o que mudou. 

Na primeira opção do app, o motorista pode acessar seus dados pessoais e a CNH. Os veículos que estiverem vinculados a um CPF ou CNPJ possuem funções como transferências e comunicação de venda na seção “Veículos”. 

Já na opção de infrações, é possível visualizar multas e também fazer o pagamento destas de forma online. 

Em “educação”, o motorista tem disponível as regras de trânsito, além de poder consultar as campanhas vigentes. 

A Carteira Digital de Trânsito oferece alguns benefícios para seus usuários como os descontos de até 40% nas multas e a possibilidade de venda e transferência digital de veículos. Desta forma, uma pessoa física pode fazer a transferência do documento do carro através do aplicativo, dispensando custos e o deslocamento até o cartório. 

O aplicativo permite que o motorista quite o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) informando o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo  para emitir uma via física do documento. 

Cadastro do bom motorista 

A partir do dia 13 de outubro entrará em vigor o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNCP), programa que deve estimular a condução segura dos veículos. 

Com o RNCP, o Governo Federal deve oferecer diversos benefícios a quem for considerado “bom motorista”, ou seja, quem não possuir multas dentro de 12 meses. 

A plataforma possibilita o cadastro de motoristas desde o dia 22 de setembro fazendo com que os motoristas de Porto Alegre já possam fazer parte da iniciativa que distribuirá descontos e outras vantagens que podem variar de acordo com o estado. 

No Mato Grosso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fornecerá desconto de 20% na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de 2023. Aqueles que forem cadastrados no RNCP e serem considerados bons motoristas poderão aproveitar o desconto.