Casos de dengue no RS causam preocupação

Pesquisa do governo do Rio Grande do Sul confirma a ocorrência de 357 casos de dengue no estado em 2023. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 1.637 casos onde há suspeitas da doença.

O Painel de Casos de Dengue do RS aponta que já ocorreram oito internações por conta da doença em todo o estado. Os municípios com maior número de notificações são Encantado, Ivoti e Porto Alegre, onde o cuidado tanto dos moradores quanto de quem está apenas de passagem deve ser redobrado. Confira mais detalhes abaixo.

Porto Alegre em estado de alerta para o mosquito da dengue

O sistema de monitoramento da prefeitura do Aedes Aegypti de Porto Alegre aponta que a cidade está em nível de alerta para a presença do mosquito. A vigilância é feita com base na observação de armadilhas para o inseto posicionadas por toda a capital.

Segundo os dados, 16 bairros estão apresentando alto nível de infestação (Cidade Baixa, Costa e Silva, Higienópolis, Mário Quintana, Menino Deus, Passo da Areia, Rubem Berta, Santana, Santo Antônio, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga, São Sebastião, Santa Rosa de Lima, Mont Serrat e Bela Vista). Você pode conferir a lista completa de bairros afetados no levantamento no Mapa do Aedes, no site da Prefeitura.

Encantado tem maior incidência de dengue no RS

De acordo com o Painel de Casos de Dengue, Encantado é a cidade com maior número de casos, tendo 233 notificações e 226 infecções confirmadas. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que três dos pacientes infectados com dengue viajaram para o município no período em que houve a contaminação.

A recomendação da SMS para a população é de cuidado na hora de viajar para áreas com alta transmissão de dengue. A recomendação é usar repelente e também roupas que protejam áreas mais expostas às picadas. Caso apresente sintomas como dor no corpo e atrás dos olhos, vômitos, febre, náusea e dor de cabeça, é preciso procurar atendimento médico.