Ceará abre 25 mil vagas para CNH Social em 2022, veja

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) anunciou no último dia 22 a abertura de mais 25 mil vagas para o programa CNH Social 2022. Serão cerca de 50 mil cidadãos beneficiados, contando com as vagas do ano passado, que foram preenchidas somente este ano.

O programa tem como objetivo custear todo o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias A ou B, para pessoas de baixa renda. Tem direito a participar do programa os cidadãos cearenses maiores de 18 anos, beneficiários do Auxílio Brasil e cadastrados no CadÚnico. 

As inscrições estão sendo feitas pela internet através do portal do Detran-CE, que contém todos os critérios de participação e informações mais detalhadas.

CNH Popular 2022: Ceará

O projeto oferece todo o processo de habilitação de forma gratuita. Estão incluídos: testes, aulas, exames e outros procedimentos necessários. Além disso, os habilitados na categoria A receberão um capacete de segurança sem nenhum custo.

Quem tem direito?

As vagas do CNH Popular estão destinadas aos residentes do estado do Ceará, que:

  • São beneficiários do Auxílio Brasil;
  • Egressos do sistema penitenciário;
  • Possuem algum tipo de deficiência.

É necessário também:

  • Saber ler e escrever;
  • Ser penalmente imputável;
  • Possuir CPF;
  • Não ter impedimento judicial que impeça a emissão da CNH.

Das 25 mil vagas, 20 mil serão destinadas aos municípios do interior e 5 mil para a capital, Fortaleza. A distribuição das vagas será feita de acordo com o número de habitantes.

Inscrições

As inscrições para o CNH Popular 2022 estão sendo feitas no site do Detran-CE, basta acessá-lo e clicar em “Inscreva-se aqui – Programa CNH Popular 2022”, registrar as informações solicitadas e anexar os documentos exigidos.

O Detran irá verificar e analisar os dados. Após aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão direcionados pelo Detran para as autoescolas, responsáveis pelo processo de formação do condutor.

O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, aponta a importância da CNH Popular para a geração de um trânsito mais seguro: 

“Dentro desse processo de habilitação, as pessoas vão se capacitar para poder conduzir um veículo com mais segurança, e também capacitação pela importância de inserção desse cidadão no mercado de trabalho”, afirma.