Censo 2022: mais de 9 milhões de pessoas já foram recenseadas no Rio Grande do Sul
Mais de 9 milhões de pessoas já foram recenseadas no Rio Grande do Sul. O dado integra o quarto balanço do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (6).
Ao todo, 9.246.927 de gaúchos foram entrevistados pelos recenseadores, o que corresponde a 80,6% da população estimada do Estado. Destas, 4,7 milhões são mulheres e 4,4 milhões são homens, o equivalente a 51,8% e 48,2%, respectivamente.
Em visitas, o total chega a 3.588.960 contabilizadas até a segunda-feira (5), destas, 99% foram realizadas presencialmente.
Mesmo com o alto número de entrevistados, a Coordenação Operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Sul afirmou que as entrevistas não devem ser concluídas até o fim de dezembro. A expectativa é de que 90% da coleta seja atingida até o final do ano, enquanto o restante seja coletado até o final de janeiro.
Faltam recenseadores em locais com mais oportunidades de emprego
A razão para isto é a falta de recenseadores para atuar em cidades que estão com atraso na coleta de dados, situação que já era considerada desde o início do Censo.
Segundo Luis Eduardo Puchalski, coordenador operacional do IBGE no RS, municípios onde há mais oportunidades de emprego falta procura pelo trabalho de recenseador. “Temos maiores dificuldades nas regiões onde o mercado de trabalho está mais aquecido, pois há um número menor de pessoas procurando por oportunidades de emprego. Além disso, por ser um trabalho temporário, faz com que muitos busquem outras opções no mercado”, apontou.
Os locais com maior atraso na coleta de dados são os municípios da Região Metropolitana, Serra e parte da região Norte do Estado. Para garantir que todas as localidades sejam cumpridas, o Instituto tem utilizado recenseadores de outros municípios para as entrevistas nestes locais.