Centro Histórico de Porto Alegre será iluminado de forma cenográfica, veja como ficou
A iluminação cênica no Museu do Trabalho, no centro histórico de Porto Alegre, foi concluída na última quarta-feira. O projeto irá iluminar 55 monumentos na capital gaúcha. Além da iluminação cênica, a troca da iluminação atual por lâmpadas de vapor de sódio e pela tecnologia LED, mais duradoura e econômica, também faz parte do plano de modernização da iluminação pública da capital.
O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Marcos Felipi, ressalta ao Jornal O Sul a importância da nova iluminação pública.
“Estamos trabalhando em parceria com a concessionária para que esse trabalho seja duradouro e traga mais vida a diferentes regiões da Capital gaúcha. Além de dar destaque a pontos históricos e culturais da cidade, as luzes cênicas contribuem para a segurança pública.”
O Projeto de iluminação pública irá diminuir os gastos com energia
O projeto de modernização da iluminação pública de Porto Alegre com a troca da iluminação atual por luminárias de LED irá diminuir os gastos públicos em cerca de 55% com energia elétrica. Conforme o projeto, todos os bairros da capital gaúcha serão atendidos e receberão a nova iluminação pública.
“Porto Alegre vai passar por uma transformação nos próximos meses. Com a modernização, teremos as ruas mais iluminadas e uma maior economia de energia com a utilização do LED. É maior segurança para os cidadãos e menor gasto para o poder público”, afirmou o diretor-executivo da IPSul, Guido Oliveira, em cerimônia realizada em julho de 2021 para divulgar o início da troca da iluminação na cidade.
O titular da SMSURB, secretário Marcos Felipi Garcia ressalta que o projeto, além de trazer economia aos cofres públicos, irá trazer mais segurança ao município. “A modernização da Iluminação Pública de Porto Alegre são responsabilidades da IPSul, previstas no contrato de Parceria Público Privada. Através dessas atividades o munícipe poderá usufruir de uma cidade mais bem iluminada, resultando em maior segurança e valorização do ambiente urbano”.