Cerca de 9 homens têm o pênis amputado por semana; saiba o motivo

De 2017 até 2022 cerca de 500 indivíduos tiveram o pênis amputado por conta de uma doença que poderia ser facilmente evitada por meio de uma boa lavagem.

Por falta de instruções ou acesso básico à higiene pessoal, muitos homens lavam o pênis de maneira incorreta, ou simplesmente não o lava.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, foram realizadas no SUS 7.790 amputações do pênis entre 2007 e novembro de 2022.

Melhoras formas de evitar o câncer de pênis

Em entrevista concedida ao portal G1, Ubirajara Barroso Jr., urologista especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia, deu a seguinte explicação: “O diagnóstico precoce trata quase 100% dos pacientes. Pode-se fazer uma biópsia e tirar o tumor com uma margem de segurança, preservando o órgão. No entanto, em casos mais avançados é preciso amputar o pênis, parcial ou totalmente.”

Segundo a SBU, essas são as melhores formas de evitar o câncer de pênis:

  • Limpeza adequada: Lave bem o pênis com água e sabão puxando o prepúcio para limpar da glande. O órgão deve ser lavado diariamente e após relações sexuais.
  • Vacina do HPV: Crianças de 9 a 14 anos podem tomar a vacina contra o HPV, fornecida pelo SUS.
  • Postectomia: A postectomia consiste na retirada do prepúcio, e pode ser realizada em casos em que esse excesso de pele impossibilita a higienização adequada.
  • Uso de preservativo É importante que os indivíduos usem preservativo, a fim de evitar contaminação por ISTs como o HPV. As famosas camisinhas podem ser encontradas no SUS, farmácias e em alguns metrôs.

Principais sintomas da doença

O site TUASAÚDE informa que os principais sintomas de câncer de pênis são esses: Aparecimento de ferida avermelhada que não cicatriza; dor no pênis que não melhora após 4 semanas e aumenta ao longo das semanas; nódulo no pênis, na glande ou no prepúcio; pele do pênis ou do prepúcio mais espessa, dificultando sua retração e mudança na cor do pênis ou do prepúcio.

Além desses sintomas, há também o corrimento com mau cheiro que sai pela uretra; sangramento pelo pênis; inchaço da extremidade do pênis; perda de peso sem causa aparente e cansaço.

Em caso de um ou mais sintomas, procure um médico.