Chegada de fenômeno ao RS surpreende população
Nesta segunda-feira (3), Porto Alegre, RS, amanheceu coberta por nuvens, que se formaram sobre as águas do Guaíba, avançando para áreas junto ao manancial, como o Centro e o bairro de Praia de Belas. De acordo com o portal MetSul, esse surpreendente e belo fenômeno é um episódio de nevoeiro de evaporação, causado pela passagem do ar frio sobre águas mais quentes.
Esse fenômeno, comum em épocas frias, ocorre quando parte da água relativamente quente evapora em camadas baixas de ar, assim aquecendo o ar, subindo e se misturando com o ar mais frio que passou sobre superfície. O ar quente e úmido esfria conforme se mistura com o ar mais frio, facilitando a ocorrência de condensação e nevoeiro, diz o MetSul.
Segundo o portal, a temperatura mínima registrada nesta segunda em Porto Alegre foi de 12,8ºC. Em Belém Novo, a mínima foi de 10,7ºC. No Jardim Botânico, na zona Leste, os termômetros marcaram um pouco mais: 13,8ºC. Já no Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte, a mínima registrada foi de 13,0ºC.
Confira a previsão para essa semana no RS
Como nesta segunda-feira, a terça-feira (4), deve iniciar com nevoeiro, principalmente em regiões próximas a rios e em vales. Durante a tarde, a temperatura deve chegar a 23ºC, já na madrugada, os termômetros de Porto Alegre devem registrar mínima de 10ºC.
Na quarta (5), os gaúchos também devem contar com a presença de nuvens e sol. Na parte da tarde, deve chover. A temperatura varia entre 10ºC e 24ºC em Porto Alegre.
Na quinta (6), a nebulosidade cresce em parte do Rio Grande do Sul. Uma frente fria deve ser acompanhado por chuvas, que devem afetar grande parte do estado. Porto Alegre deve registrar máximas que variam entre 27ºC a 28ºC.
Na sexta (7), a frente fria progride, trazendo chuva para todas as regiões do RS. O dia deve contar com nebulosidade e umidade. Há risco de chuva moderada a forte. Também há chances de ocorrerem trovoadas.
Imagem: PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC