Chegada do 5g em Porto Alegre anima o mercado de tecnologia, veja como estão as buscas por novos celulares

A chegada do 5G em Porto Alegre anima setor de tecnologia que prevê o aumento nas vendas de eletroeletrônicos. A expectativa é de que as novas tecnologias disponíveis irão impulsionar as vendas do setor até o final de 2022, que teve uma retração de 24% nas vendas nos primeiros cinco meses do ano.

5G deve chegar em todas as capitais até o final do ano

“O governo disse que até o final deste ano conseguirá alcançar todas as capitais. Se no meio do ano que vem tivermos nessas capitais ao menos 40% da nossa cobertura de internet 5G, teremos um ganho significativo no setor, que é a mola precursora”, declarou o presidente-executivo da Eletros, Jorge Nascimento, durante a Eletrolar Show All Connected, maior feira de negócios entre a indústria e o varejo da América Latina, que aconteceu nesta semana em São Paulo.

Além do aumento da procura pela troca do celular por um modelo que conecte o 5G, a chegada do 5G deve alavancar outros tipos de tecnologia, como os aparelhos interconectados e a Inteligência Artificial (IA). Conforme afirmou Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, “A indústria está com uma quantidade de lançamentos bem significativa e os avanços da tecnologia vão proporcionar uma nova experiência em segmentos da área de climatização, celulares, televisores, o mercado gamer, além da área de mobilidade urbana”.

Vendas durante aumentaram durante a pandemia

Apesar do cenário econômico desafiador, o setor viu uma melhora nas vendas mesmo durante a pandemia “Na pandemia, apesar de um período caótico registrado nos primeiros meses, não apenas recuperamos as vendas como registramos resultados surpreendentes. O isolamento fez com que o consumidor investisse em melhorias no lar. Hoje, com a crise sanitária de certa forma sob controle, há uma expectativa de melhora no poder de compra”, avaliou Nascimento.