Chuva causa estragos no RS! Confira

Na quinta-feira (23), os gaúchos passaram por momentos conturbados devido a chuva intensa. Em Marau, Vacaria e Santa Rosa foram registrados grandes volumes de chuva. Segundo o Correio do povo, em Marau a situação foi mais crítica, pois o vento forte destelhou um pavilhão na comunidade Linha 25 e causou queda de árvores. Além disso, alguns objetos foram arrastados. Felizmente, ninguém se feriu.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os acumulados de chuva até o início da noite de quinta-feira eram de 89 mm em Vacaria, 48 mm em Redentora, 32 mm em Passo Fundo e Santa Rosa, 24 mm em Lagoa Bonita do Sul, 12 mm em Itaqui, 11 mm em Encruzilhada do Sul e 10 mm em Horizontina.

Apesar da chuva, a situação de seca continua sendo preocupante no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o Cemaden, 4 municípios do RS apresentaram condição de seca excepcional (Itacurubi, Manoel Viana, Nova Esperança do Sul e Unistalda), e, outros 111 municípios condição de seca extrema no mês de janeiro. Além disso, o estado teve 445 municípios com área agroprodutiva impactada pela seca acima de 80%.

CEEE Grupo Equatorial se prepara para atender ocorrências durante chuva intensa

Na noite de quinta-feira, a CEEE Grupo Equatorial informou que aumentou o efetivo nas ruas para atender possíveis ocorrências nesta sexta-feira. “A companhia de energia se prepara para as intempéries, como a queda de objetos e árvores de grande porte sobre a rede, e deslocamento com agilidade mesmo em situações de alagamentos”, disse em nota.

Segundo a MetSul, empresa especialista em meteorologia, nesta sexta-feira (24), há grandes riscos de temporais. No sábado, a situação continua a mesma, principalmente no Litoral Norte e no Norte.

“Estes temporais podem trazer chuva torrencial com elevados volumes em curto período de forma muito isolada, gerando o risco de alagamentos e inundações repentinas”, informa a empresa.