Chuva forte causa grandes estragos no RS

Após alertas da previsão do tempo, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi atingido por volumes extremos de chuva nesta segunda-feira (6). Os municípios mais atingidos foram Maquiné, Três Forquilas, Morrinhos do Sul, Itati e Dom Pedro de Alcântara.

Os desastres ocorreram devido à atuação de um ciclone próximo ao litoral gaúcho, causando a formação de nuvens carregadas. Foram registradas precipitações acima dos 100mm em diversas cidades, causando transbordamento de rios, inundações e deslizamentos de terra. Confira abaixo mais detalhes sobre as chuvas.

Chuva causa estragos no Rio Grande do Sul

Segundo o relatório da Defesa Civil, a chuva causou a cheia do Rio Três Forquilhas, afetando os municípios de Morrinhos do Sul, Itati e Três Forquilhas. Nesse último, 20 pessoas tiveram de ser removidas de suas casas, dois moradores ficaram ilhados e o Corpo de Bombeiros teve de realizar resgates.

Em Itati, 15 famílias ficaram desabrigadas. A ponte que liga o município a Três Forquilhas ficou obstruída pela água das chuvas e diversas áreas no interior das duas cidades ficaram inacessíveis. Os danos causados ainda estão sendo avaliados.

Em Dom Pedro de Alcântara, o Arroio do Mengue transbordou, causando o alagamento de residências e áreas rurais, apontam informações da MetSul. As três escolas do município ficarão sem aulas pelo menos até terça-feira (7). Segundo o portal GZH, o prefeito Alexandre Evaldt deve decretar situação de emergência.

Como vai ficar o tempo nos próximos dias?

De acordo com a Climatempo, o ciclone responsável pelos altos volumes deixa de atuar no estado a partir desta terça-feira (7). Por isso, a situação deve ficar mais amena, mas ainda sendo necessária atenção para os riscos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também confirma a possibilidade, tendo emitido alerta amarelo para “Perigo Potencial” de chuvas intensas.

Na quarta (8) e quinta-feira (9), as temperaturas voltam a subir e há mais períodos de sol e também chuva concentrada, mas sem o mesmo risco para grandes formações de chuva.