Chuvas intensas já provocaram enchentes em 179 cidades do RS
As chuvas intensas não param de provocar estragos no Rio Grande do Sul. De acordo com informações do Uol, 179 cidades do Estado já foram atingidas pelas enchentes. Cinco pessoas morreram.
A quantidade de gaúchos desabrigados também subiu. Segundo informações da Defesa Civil do estado, 25.479 pessoas estão desalojadas e 4.204 estão em abrigos públicos.
A última morte decorrente dos alagamentos foi confirmada na manhã desta terça-feira (21). Em seu Twitter, o governador do RS, Eduardo Leite, lamentou o ocorrido. “Infelizmente, tivemos a confirmação de mais uma morte em função das chuvas no Estado. Uma senhora de 67 anos foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul. Meus sentimentos à família”, escreveu.
Chuvas devem continuar atingindo o RS nesta semana
Mais chuvas são previstas para o Rio Grande do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas laranjas para temporais no Estado.
De acordo com o órgão, diversas regiões do Estado devem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet também publicou um alerta amarelo, válido para quinta-feira (23). Na data, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Em casos de chuvas intensas, o Inmet recomenda o seguinte:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).