Ciclistas reclamam das condições de ciclovias em Porto Alegre

Os ciclistas que utilizam as ciclovias em Porto Alegre reclamam da má sinalização e falta de visibilidade nas vias, principalmente a da avenida Ipiranga. Além disso, o uso indevido das ciclovias por pedestres, corredores e patinadores também causam transtornos para quem usa as vias exclusivas para ciclistas. 

Falta de manutenção e infra estrutura nas ciclovias de Porto Alegre

Em entrevista ao Jornal do Comércio, o publicitário e administrador Geraldo Barboza expõe o descaso do governo com a ciclovia nos seus 13 km de trajeto. “Percorrendo a Ipiranga inteira, desde o Anfiteatro até o final. Sempre passo pela avenida e confesso que pedalar na ciclovia tem mais perigo do que na rua no mesmo sentido dos carros”

Já o dentista Maurício Ouriques, destaca que o uso indevido da ciclovia por pedestres, corredores e até patinadores geram perigos para quem usa o percurso de bicicleta “Tem muita gente que corre na ciclovia. Corridas e caminhadas têm sido muito frequentes, e acho isso muito perigoso. A ciclovia foi feita para a bicicleta, e a calçada é para quem anda e corre”, afirma.

A maioria dos ciclistas destaca o trecho da avenida Ipiranga como o mais prejudicado pela falta de manutenção e infra estrutura.

“Vejo que as ciclovias foram feitas e esquecidas no sentido de manutenção. Isso é muito claro. Realmente, há que se expandir essas áreas e reforçar a sinalização, especialmente nas que passam em cima de calçadas. Acho que é muito importante fazer um crescimento sustentável, unindo a expansão e a manutenção” completou o dentista.

Prefeitura pretender realizar manutenções nas ciclovias

A reportagem do Jornal do Comércio entrou em contato com a prefeitura que garantiu melhorias nas ciclovias da cidade: “A prefeitura realiza vistorias em pontos que precisam de manutenção no pavimento e poda e a partir da conclusão desse levantamento fará intervenções de qualificação nos espaços. As intervenções devem ser iniciadas até o final do ano”, diz o posicionamento oficial.