Ciclone extratropical traz ventos fortes e chuvas isoladas ao RS

Previsão da Climatempo aponta para atuação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17), trazendo fortes rajadas de vento de até 80km/h. Além disso, a atuação de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas nos termômetros de todo o estado.

Além do ciclone, o tempo deve ser marcado por pancadas de chuva no planalto gaúcho, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na região Serrana. No centro-oeste e no sul do estado, as altas temperaturas sofrem uma queda brusca, enquanto no centro sul, a chuva diminuí ao longo do dia e o sol volta a aparecer pelo período da tarde.

Ciclone extratropical traz ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para a região do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17): o primeiro avisa para ventos costeiros, em decorrência da atuação do ciclone, enquanto o segundo aponta para a queda brusca de temperatura, devido à presença da massa de ar frio e seco agindo sob o estado. A Climatempo também alerta perigo para o litoral do estado, devido ao mar agitado e à ventania nas praias na Região Sul.

Na Região Metropolitana, o tempo será marcado por instabilidade, com pancadas de chuva durante todo o dia. O mesmo vale para o Litoral Sul e a Região Norte. Para o sábado, a expectativa é de um tempo mais estável, porém, ainda com temperaturas abaixo do usual. A previsão aponta para mínimas de até 3 °C em todo o estado, com máxima de 30 °C.

Chuvas ainda não são suficientes para o fim da estiagem

Mesmo com o crescente aumento das chuvas no Rio Grande do Sul, o quadro da estiagem só deve se reverter no mês de março. Isso porque o estado continua sob o efeito do La Niña, fenômeno climático que ocorre nas águas do Oceano Pacífico e causa a diminuição na precipitação.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 300 municípios já declararam situação de emergência devido aos impactos da estiagem. Nesta sexta-feira (17), o governo federal autorizou o repasse de mais de R$ 3,8 milhões em verbas para o combate à seca no estado.