Ciclone perigoso se aproxima e deixa população do RS e SC em alerta
Um novo ciclone deve se formar no litoral dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre a noite desta terça-feira (26) e a madrugada desta quarta-feira (27). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil nesta segunda-feira (25).
O alerta maior fica para os municípios do Litoral Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Norte, Serra e Sul. Rio Grande do Sul, que podem registrar tempestades com chuvas volumosas e ventos de 50 a 70 km/h. Os ventos podem chegar em até 80 km/h em algumas regiões do litoral e leste do RS e faixa leste de Santa Catarina.
“O sistema vai se formar ao longo do dia e durante esse processo toda a instabilidade que já estava atuando sobre o estado será reforçada”, explica a meteorologista Stefanie Tozzo.
Previsão para esta segunda-feira (25)
Ainda nesta segunda-feira (25), chuvas e ventanias podem atingir a Serra, o Litoral Norte, a Região Metropolitana e a Região Central do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Climatempo, na Campanha e na Região Sul, a precipitação ocorre entre a tarde e a noite, intercalando momentos de melhorias. Pancadas de chuvas e trovoadas devem ser registradas no Noroeste do estado.
Em Santa Catarina, há previsão de chuva para a parte serrana, litoral e a capital do Estado.
Cão que ajudava vítimas de ciclone morre
Além de destruir casas e prejudicar milhares de pessoas, o ciclone que passou pelo Rio Grande do Sul recentemente também tirou a vida de Thayron, o cachorro que ajudava a resgatar as vítimas desse fenômeno.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), ao qual pertencia, o cachorro morreu após sofrer um acidente em Bom Retiro (RS), município a 107 km da capital do estado.
“Thayron faleceu em serviço, atuando nas operações de busca no Rio Grande do Sul, em razão do ciclone que atingiu o estado. Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações”, lamentou o CBMMT em nota.
Imagem: RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO