Ciclone pode atingir o RS durante a semana santa

Nas últimas semanas, várias previsões do tempo para a Semana Santa e para a Páscoa foram feitas. Em todos os cenários, não havia indicações de chuvas fortes em grande parte do país, com as regiões centro e sul sendo consideravelmente mais secas. No entanto, no norte, as condições continuarão favoráveis ​​para a chuva, pois o Oceano Atlântico continua aquecido e favorecendo a atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Atualmente, há uma mudança de paisagem prevista no modelo ECMWF, onde as anomalias de chuva trazem consigo a possibilidade de chuva durante as férias em alguns locais, com anomalias positivas aparecendo entre o Sudeste e o Centro-Oeste. 

Além disso, há uma mudança interessante nos padrões de temperatura, com desvios negativos em grande parte do Brasil devido ao tempo fechado e às chuvas na zona centro-norte. Na região sul do Mato Grosso do Sul e em parte da região sudeste, há um resfriamento causado por uma massa de ar frio que pode avançar com a ajuda de um ciclone, trazendo ainda mais variações de temperatura para o período.

Formação de cavado de baixa pressão e ciclone na região Sul do Brasil

Na terça-feira (04), um vale se formará no litoral da região Sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fortalecendo-se ao longo do dia. Antes do amanhecer de quarta-feira (05), um cavado de baixa pressão se formará ao longo da costa sul do Rio Grande do Sul. Esse processo afeta o clima instável em vários estados, incluindo Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, centro e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

As chuvas, de intensidade baixa a moderada, ocorrerão isoladamente no período da tarde e serão mais intensas no final do dia. Além das chuvas, a circulação de baixa pressão favorece a penetração de ar mais frio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná e São Paulo.

Na quinta-feira (06), a baixa pressão evoluirá para um ciclone com características extratropicais, que terminará a semana como subtropical, avançando para o oceano. Esse comportamento não causa chuva forte e o ciclone não representa uma ameaça para eventos de vento forte. No entanto, pode chover forte no Espírito Santo nesse dia. A circulação ciclônica ajuda a aumentar a massa de ar no centro e sul do Brasil, proporcionando temperaturas amenas em grande parte da região sul, exceto no norte e oeste do Paraná e na parte leste da região sudeste.

Fonte: Tempo.com

Imagem: Wirestock / freepik.com