Ciclone se afasta, mas novo fenômeno ameaça moradores do RS

Nesta quinta-feira (27) acontece o fim do período de chuvas fortes no Rio Grande do Sul. O terceiro ciclone extratropical que passou pelo território gaúcho já deixou a costa e se dirigiu ao oceano, deixando uma frente fria para o centro do estado.

Dessa forma, as temperaturas irão cair bastante nos próximos dias, sendo esperadas até geadas na serra gaúcha. Isso porque a tempestade sobre o Atlântico impulsionará ar mais frio do Sul do continente para o estado.

As chuvas que se afastaram no Centro-Sul do estado, no entanto, irão rumo ao Norte do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com Santa Catarina, em parte do Paraná, além do Sul de São Paulo e extremo Sul do Mato Grosso do Sul.

Frente fria atinge o Rio Grande do Sul

O frio trará geada. Embora as manhãs sejam frias, não é esperado tardes frias na maioria das localidades, como por exemplo em Porto Alegre, capital gaúcha, que deve manter as máximas em torno de 18°C nesta quinta, 16°C a 17°C na sexta, 18°C no sábado e até 22°C no domingo.

A nebulosidade aumentará a partir da tarde desta quinta-feira (27), em todo o Rio Grande do Sul. Logo depois, o dia já começa mais frio em território gaúcho, com as menores mínimas no Sul, Oeste e Noroeste pelo ar mais seco.

As geadas acontecerão, nesta quinta, mais no Oeste e na Campanha. Já na sexta, a chance maior de geadas se concentra em setores no Sul gaúcho. No sábado, geada em diversas regiões, especialmente, na Campanha, Serra e Aparados. Por fim, no domingo, haverá geada mais isolada no Sul e no Nordeste do estado.

Fique atento aos sinais do clima e notifique aos Corpos de Bombeiros e Defesa Civil do estado, em casos de emergência.

Imagem: Reprodução / Canal Rural