Cidade com MAIOR número de MULHERES do Brasil fica no PR

Seja em baladas, praias, fastfoods ou qualquer outro lugar que atraia um número significativo de jovens, as mulheres geralmente serão maioria, pelo menos em Ivatuba, Paraná.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, a porcentagem de mulheres de 15 a 29 anos era de 55,4% em relação aos homens da mesma faixa etária na cidade. Com esse levantamento, foi possível descobrir que Ivatuba conta com o maior número de mulheres jovens do país.

Em segundo lugar está Minas Gerais. Na cidade de Wenceslau Braz, a porcentagem é de 54,7%. Em Cachoeira da Prata 54%.

Em cidades de estados maiores, como São Paulo, a realidade é diferente. Em Lavínia, por exemplo, as mulheres são 19,8% da população jovem. Em Pracinha, 15,5% e em Balbinos, 11,9%.

Pesquisas explicam porque número de mulheres é maior

Não é de hoje que as mulheres são maioria, independente da faixa etária. De acordo com o IBGE, as mulheres vivem cerca de sete anos a mais do que os homens no Brasil. Isso pode ser explicado pela maneira saudável que as pessoas do sexo feminino levam a vida. Além de se exercitarem mais, as mulheres costumam se alimentar melhor e procuram médicos mensalmente, a fim de identificar ou tratar doenças.

Outro fator que influencia na desigualdade no número de mulheres e homens é a criminalidade no Brasil, que tem tido cada vez mais força e tirado a vida da população masculina jovem, entre 18 e 29 anos de idade. De acordo com um relatório da ONU o Brasil registrou cerca de 50.000 assassinatos em 2012, sendo que 90% das vítimas eram do sexo masculino. Em 2023, a criminalidade ainda é presente no país, o que tem contribuído para o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres no país.