Cidade de SC é considerada a mais ITALIANA do Brasil; veja

O Brasil é considerado um dos países mais miscigenados do mundo – sua cultura carrega traços de diversas regiões, como África e a Europa, por exemplo. Um dos países que fizeram parte da história nacional é a Itália: os imigrantes do país europeu contribuíram com a construção de diversos municípios.

No entanto, há uma cidade no estado em Santa Catarina considerada a mais italiana em todo o território brasileiro: o município de Nova Veneza, localizado no sul catarinense, é conhecido pela sua associação com a cultura do país. Confira abaixo mais informações sobre a cidade.

Cidade de Santa Catarina é a mais italiana do Brasil

A cidade de Nova Veneza foi fundada no ano de 1891, quando aproximadamente 400 famílias, vindas diretamente de Veneza, desembarcaram no sul do estado. Elas formaram uma vila, conhecida como Colônia Nuova Venezia. Hoje, de acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 90% da população da cidade é descendente de italianos.

A maioria dos habitantes fala a língua nativa do país europeu, que é ensinada às crianças desde cedo nas escolas. Outro atrativo da cidade são as suas paisagens: sua área é rodeada de montanhas da Serra catarinense, cachoeiras e matas nativas.

O local é conhecido por sua culinária: Nova Veneza já recebeu o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Ao todo, a cidade conta com mais de 20 restaurantes com diversos pratos típicos do país, como massas, pizzas, vinhos, gelatos, cafés, polenta, galetos, entre outros.

A culinária de Nova Veneza é celebrada anualmente, através da Festa da Gastronomia Típica Italiana, realizado no mês de junho. Nestes dias, ocorre também o Carnevale di Veneza, o maior evento do tipo fora da Itália. É nesse período que a cidade recebe mais turistas — estima-se que cerca de 50 mil visitantes passem pela cidade durante as festividades.

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Nova Veneza