Cidade de SC fica entre as piores em ranking nacional

O relatório mais recente do Trata Brasil, que avalia o tratamento de esgoto e distribuição de água nas 100 maiores cidades brasileiras, mostra que Joinville, Florianópolis e Blumenau, os três municípios mais populosos de Santa Catarina na lista, precisam melhorar significativamente a prestação desses serviços.

Joinville ficou entre os 30 piores municípios no ranking, ocupando a 74ª posição. Embora tenha subido em relação à edição anterior, quando ficou em 78º lugar, ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar os serviços de saneamento básico na cidade. Florianópolis subiu apenas uma posição em relação ao ano anterior, ocupando o 59º lugar no ranking. Blumenau, por outro lado, caiu na classificação, passando do 66º lugar para o 68º. Esses resultados apontam para a necessidade de investimentos e melhorias nas infraestruturas de saneamento dessas cidades, a fim de garantir a qualidade de vida e a saúde da população local.

Relatório do Ministério das Cidades aponta baixo nível de coleta de esgoto no Brasil e destaca melhores cidades

Desde 2009, um relatório é produzido anualmente para analisar os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A edição deste ano do relatório avaliou os dados de 2021 e considerou o nível de atendimento, a qualidade do serviço e o nível de eficiência do saneamento básico no país.

Os resultados do relatório apontam que, apesar da distribuição de água potável estar consolidada na maioria das cidades, a coleta de esgoto ainda é incipiente. De acordo com o estudo, apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.Entre as 46 cidades brasileiras que conseguem abastecer 100% da população com água potável estão Joinville e Florianópolis.

De acordo com o levantamento realizado, apenas uma minoria dos municípios brasileiros possui um sistema de coleta de esgoto universalizado. Entre os 100 avaliados, apenas 10 apresentaram uma cobertura de 100%. Outros 28 municípios alcançaram índices superiores ou iguais a 90%, o que também pode ser considerado como um nível de universalização, segundo a legislação atual.

As cidades de São José do Rio Preto e Santos, em São Paulo, ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda posições no ranking de saneamento básico. A terceira colocação é da cidade mineira de Uberlândia.

No Sul do país, o Paraná se destaca pelo seu sistema de saneamento básico. O estado possui seis cidades entre as 20 primeiras colocadas: São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina.

Fonte: ND Mais

Imagem: Freepik/freepik.com