Cidade de SC já teve apagão que durou 55 horas; relembre
Em 29 de outubro de 2003, uma renomada cidade de Santa Catarina ficou sem luz durante 55 horas, marcando o maior apagão de sua história. Esse episódio teve início às 13h daquele dia, em Florianópolis, após um incêndio afetar uma das galerias das Ponte Colombo Salles.
O fogo começou após ocorrer uma explosão enquanto uma equipe da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) consertava cabos condutores de média e alta tensão. Dois funcionários da Celesc se jogaram no mar e outros três saíram correndo do local. Todos sobreviveram.
Esse caso histórico de Florianópolis foi relembrado após diversos estados do país, inclusive Santa Catarina, ficarem sem luz por algumas horas.
Santa Catarina fica com cerca de 600 mil postos sem luz durante apagão nacional
Nesta terça-feira (15), diversas cidades de Santa Catarina foram afetadas pelo apagão nacional que ocorreu nesta manhã. Às 9h, cerca de 600 mil postos estavam sem luz. Ao longo da manhã, a situação foi sendo resolvida.
Entre as cidades catarinenses, Itajaí foi a que registrou o maior número de pontos sem energia, com 146 mil estabelecimentos sem luz. Entre os municípios com mais apagões, estão Florianópolis, Joinville, São Miguel do Oeste e Chapecó.
De acordo com o NSC Total, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi acionado para duas ocorrências envolvendo moradores presos no elevador devido a falta de energia, uma em Penha e outra em Criciúma.
A seguir, confira as cidades de Santa Catarina afetadas pelo apagão nacional:
- Blumenau
- Chapecó
- Concórdia
- Criciúma
- Florianópolis
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joaçaba
- Joinville
- Lages
- Mafra
- Rio do Sul
- São Bento do Sul
- São Miguel do Oeste
- Tubarão
- Videira
De acordo com a Celesc, o problema foi causado por conta de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ação interrompeu o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o estado.
Imagem: Reprodução / RBS TV