Cidade do PR foi eleita uma das MELHORES para se viver no Brasil!

Uma cidade do Paraná foi eleita como uma das melhores para se viver do Brasil. De acordo com um ranking divulgado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a capital do PR, Curitiba, é o terceiro melhor lugar para se viver no Brasil.

A lista é elaborada com base em diferentes critérios, analisando fatores como saúde, economia e educação. Além disso, é levado em conta não apenas a própria cidade em si, mas também os seus arredores. Confira abaixo mais informações sobre a posição de Curitiba no ranking.

Curitiba é definida como uma das melhores cidades pra morar no Brasil

Para elaborar a lista, a agência de desenvolvimento das Nações Unidas utiliza dados públicos para definir o desenvolvimento humano da região: ou seja, o ranking não aponta necessariamente qualidade de vida, mas quais municípios apresentam os melhores indicadores em critérios como longevidade, renda e educação.

Este indicador, chamado de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), pode variar de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor. São Paulo apareceu em primeiro lugar na lista, com 0.842. Em segundo e terceiro lugar, ficam Florianópolis (0.833) e Curitiba (0.810). Confira a lista abaixo.

  1. São Paulo (SP) – IDHM: 0.842
  2. Florianópolis (SC) – IDHM: 0.833
  3. Curitiba (PR) – IDHM: 0.810
  4. Rio de Janeiro (RJ) – IDHM: 0.805
  5. Belo Horizonte (MG) – IDHM: 0.797
  6. Vitória (ES) – IDHM: 0.796
  7. Porto Alegre (RS) – IDHM: 0.788
  8. Goiânia (GO) – IDHM: 0.764
  9. Cuiabá (MT) – IDHM: 0.760
  10. Recife (PE) – IDHM: 0.746

Curitiba é considerada uma cidade destaque em diversas classificações: além da pesquisa da ONU, por exemplo, a cidade também foi considerada a melhor capital e o sétimo melhor município para se viver no Brasil segundo o Índice Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM).

Este levantamento é realizado pela consultoria Macroplan, com base em 15 indicadores de segurança, educação, saneamento básico e saúde.

Imagem: Daniel Castellano / SMCS