Cidade do RS deve receber quase 4 mil novas moradias populares

O programa federal de habitações populares Minha Casa Minha Vida (MCMV) receberá o repasse de R$ 6,7 milhões para a conclusão das obras de moradias executadas por cooperativas de construção.

Atualmente, as obras avançam em ritmo lento ou estão paralisadas pela interrupção do recebimento de recursos por parte dos órgãos federais de incentivo.

O governo do Rio Grande do Sul assinou acordo com a Caixa Econômica Federal no dia 14 de abril permitindo suplementação orçamentária para finalização das obras identificadas. No RS, serão cerca de 3.900 unidades habitacionais beneficiadas.

Leonardo Bozzetti, superintendente de Regularização Fundiária e Habitação da prefeitura de Rio Grande foi quem representou a instituição na ocasião. A regularização fundiária estará na pauta das reuniões seguintes entre o prefeito Fábio Branco, o superintendente, autoridades públicas e representantes de instituições de ensino.

O Programa Avançar terá firmado novos acordos de cooperação entre a prefeitura e o governo RS. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Fabrício Peruchin será o representante em uma das reuniões a tratar do tema.

“O município foi parceiro do Governo do Estado neste processo e está fiscalizando para que as obras sejam entregues o mais logo possível”, afirmou Bozetti ao enfatizar que os recursos serão liberados ainda no início do mês de maio, para que a retomada das construções não tarde.

De acordo com a assessoria de comunicação social da prefeitura do Rio Grande, as obras a serem beneficiadas pelos recursos serão:

  • Cooperativa de Trabalho e Habitação Nosso Lar Ltda. – Empreendimento Cooperlar
  • Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo (Cootrahab) – Empreendimento Cidade de Agueda I, Cidade de Agueda II e Cootrahab I e Cootrabab II
  • Cooperativa Perfil de Trabalhadores – Empreendimento Cond. Uniperfil
  • Cooperativa de Produção Trabalho e Habitação Ltda. (Coopernova) – Empreendimento Cond. Coopernova
  • Cooperativa Habitacional e de Produção Agro – Cond. Cooparroio

Obras em Uruguaiana

O governo federal já demonstrou interesse em retormar cerca de 440 obras inacabadas do Minha Casa Minha Vida em Uruguaiana. Além disso, a União avalia a construção de 555 unidades inteiramente novas.

A informação foi revelada pelo portal GZH junto ao Ministério das Cidades.

Todo o programa foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana e possui cerca de 37 mil obras residenciais com diferentes níveis de deficiências.

A União optou por retomar inicialmente as obras em apenas uma cidade na maioria dos estados. A justificativa apresentada é de que a infraestrutura local facilitaria o andamento e a conclusão.

Ao longo de todo o RS, ainda segundo o portal GZH, são 2 mil obras paradas apenas referentes ao MCMV.