Cidade do RS é a mais barata para morar no Sul do país! Confira

Se estiver nos seus planos a busca por uma cidade barata no Sul do país, uma opção com o menor custo de vida da região pode ser encontrada no Rio Grande do Sul.

Para o cálculo, utilizam-se os gastos mensais com água, luz, internet, mercado e outras despesas recorrentes.

Por aqui, Novo Hamburgo oferece os melhores custos considerados todos os dispêndios do mês para viver com qualidde.

Localização e economia

Situada no Vale dos Sinos, Novo Hamburgo fica no interior do estado. A maior entre as vizinhas geográficas, possui boa economia e excelente infraestrutura.

Culturalmente herdeira da Alemanha, a herança germãnica pode ser encontrada na gastronomia e nos costumes. Economicamente, o setor coureiro-calçadista é o mais desenvolvido e tradicional do município. Mesmo sendo considerada a “Capital Nacional do Calçado”, Novo Hamburgo possui economia diversificada incentivada pela prefeitura.

Indústria farmacêutica, cosmética, de mobiliário e eletrodomésticos está presente na cidade de 250 mil habitantes. Com sete grandes centros comerciais, o polo conta ainda com 6 mil estabelecimentos apenas no setor de serviços.

História

Novo Hamburgo nasceu no século XVIII com a imigração de açorianos na região do Rincão. Em 1894, em São Leopoldo, os primeiros alemães começaram a chegar na colônia da atual cidade.

De início ruralista, a cidade logo estabeleceu-se urbana, como na área de Hamburgerberg, atual Hamburgo Velho, servindo de ponto de partida para a cidade que hoje conhecemos.

A estrada de ferro local que ligaria a capital Porto Alegre à Hamburgerberg foi descontinuada pela ausência de recursos. Em seu lugar foi criada a uma estação ferroviária.

A Hamburgo original germânica serviu de fonte para a ferrovia e para a nomeação da cidade. Em 1927, Hamburgo se separou de São Leopoldo, tornando-se emancipada.

Infraestrutura e qualidade de vida

Ótimas escolas e universidades, dentre as melhores do estado, estão localizadas em Novo Hamburgo. Com serviços para todos os gostos, a cidade não decepciona na oferta de transporte público e sistema férreo eficaz.

O IDH Municipal é de 0,747, nível bastante alto. Há opções de lazer diversas além de segurança e o conforto interiorano com estrutura de metrópole.

Cesta básica e transportes, valores bastante voláteis correspondem a um dos menores custos da região, tornando o local ideal para famílias em expansão.