Cidade do RS entra para a história com prédio residencial mais alto do estado

Vista terrena ampliada da obra em construção (Imagem: Reprodução / Web)

A construção civil na cidade de Passo Fundo, no norte do Estado tem tem levantado edifícios por todos os lugares, em todas as etapas de construção. Há 86 prédios em construção no município, segundo a Secretaria Municipal de Obras, totalizando cinco mil domicílios.

O empreendimento Chardonnay, com 140 metros de altura, é destaque inconteste na paisagem. Ao fim da construção será o prédio mais alto do Rio Grande do Sul.

O condomínio irá dispor de 2.500m², com 34 apartamentos exclusivos por andar, visão panorâmica e cobertura duplex. Internamente estará disponível um spa, um espaço de jogos, um coworking, uma brinquedoteca, uma piscina termal coberta e salas estilo gourmet. Já a área externa contará com playground, outdoor fitness, piscina e lounge suspenso.

Em obras desde maio de 2021 e com previsão de entrega para maio de 2025, ainda restam 15 andares serem completados. De acordo com o diretor executivo da Una Construtora e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região (Sinduscon), Cristiano Basso, o objetivo de ser o prédio mais alto do Estado nunca esteve nos planos da companhia.

“Se analisarmos, Passo Fundo já vinha construindo edifícios bem altos, na faixa dos 100, 109 metros. A nossa ideia era ter um bom apartamento, confortável, exclusivo por andar e que mudasse a questão arquitetônica da cidade, aí naturalmente isso aconteceu. Logo, foram tomados todos os cuidados necessários que uma obra desse porte exige, com o estudo da tomada do vento, parte estrutural, e logística construtiva”, completou Basso ao portal GZH.

Com 27% dos trabalhos concluídos e com 24 apartamentos ainda para venda (entre R$ 3 e 5 milhões), a torre única está sendo construída no cruzamento das ruas Prestes Guimarães com Rio Branco, na Vila Rodrigues, bairro mais valorizado da cidade.

Basso ainda comenta à reportagem do GZH sobre o potencial imobiliário de Passo Fundo: “Passo Fundo não é uma bolha imobiliária. É uma cidade de serviço e oportunidades. […] Conta com um sistema de saúde fantástico, o terceiro melhor do sul do Brasil, uma rede de ensino exemplar, com pelo menos oito instituições de ensino superior, é sede da maior empresa de biodiesel da América Latina, sem falar do agronegócio que movimenta toda a região.”

Feira de imóveis

A Construimóveis impulsionou o crescimento do setor de construção no norte gaúcho, segundo Basso. Nos dez dias de evento foram movimentados R$ 160 milhões em vendas com um público de 20 mil pessoas.

Com o elevado número de 744 imóveis para morar em disposição no mercado da cidade interiorana, o setor segue otimista para superar os números do ano passado.