Cidade do RS está entre as mais mal-educadas do Brasil; veja lista

Contrariando a fama de hospitalidade brasileira, algumas cidades não estão à altura dessa reputação. De acordo com uma pesquisa da Preply, uma plataforma de aprendizado de idiomas, Goiânia foi apontada como a cidade mais mal-educada do Brasil. O levantamento contou com a percepção de mais de 1,6 mil residentes das 15 maiores cidades do país.

Por que Goiânia é considerada a cidade mais mal-educada?

Segundo informações do site Coluna Financeira, a pesquisa revelou que atitudes como falar alto em público, ignorar pedestres e não usar fones de ouvido em locais públicos foram as principais razões para Goiânia liderar o ranking. Esses hábitos foram identificados como os mais irritantes pelos moradores.

A pesquisa detalhou os comportamentos que fizeram Goiânia alcançar o topo da lista. No cotidiano da capital goiana, é comum observar práticas que incomodam tanto os moradores quanto visitantes: Esses pontos foram destacados por residentes que contribuíram com sua percepção, refletindo um cenário preocupante para uma cidade conhecida por outros aspectos positivos.

A pesquisa não ficou restrita apenas a Goiânia. Após ela, Rio de Janeiro e Porto Alegre ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os cariocas, por exemplo, são conhecidos por serem ruidosos nas ruas e por se distraírem facilmente com o celular. Esse comportamento foi objeto de críticas entre os próprios moradores.

Em Porto Alegre, a indiferença com estranhos nas ruas e a inclinação para se distraírem com o telefone foram os pontos negativos mais destacados. Os moradores de Porto Alegre relatam que é comum ver pessoas alheias ao ambiente ao seu redor, o que cria um clima de pouca interação e empatia.

Quais são as atitudes rudes mais comuns no Brasil?

Além de classificar as cidades com os piores comportamentos, o estudo perguntou aos brasileiros sobre as atitudes rudes mais comuns em todo o país. A pesquisa revelou que, entre todas as cidades pesquisadas, a distração com o telefone foi a mais citada, especialmente entre os habitantes de Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

  • Distração com o telefone
  • Falar alto em espaços públicos
  • Ignorar pedestres

Quais são as cidades mais mal-educadas do Brasil?

De acordo com os dados coletados pela Preply, a lista das cidades mais mal-educadas do Brasil é a seguinte:

  1. Goiânia (6,76)
  2. Rio de Janeiro (6,58)
  3. Porto Alegre (6,50)
  4. Salvador (6,49)
  5. Belo Horizonte (6,48)
  6. Manaus (6,41)
  7. Fortaleza (6,40)
  8. São Paulo (6,34)

Essas cidades foram classificadas com base nas respostas dos moradores, que relataram suas experiências cotidianas em relação às atitudes rudes que presenciam com mais frequência.