Cidade do RS tem mais de mil pessoas infectadas; veja o motivo
Novos dados do Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul mostram que há uma cidade com mais de mil pessoas infectadas com o vírus. Em Encantado, há 1.025 pacientes com dengue, um aumento de 159 em relação ao último levantamento.
Ao todo, o Rio Grande do Sul está com 4.334 casos de dengue. Houve um crescimento de mais de mil casos, em um aumento de 40%. Confira abaixo mais informações sobre os casos em Encantado e demais municípios do estado.
Número de pessoas infectadas em queda em março
De acordo com comunicado divulgado pela Prefeitura de Encantado em 6 de março, houve queda no número de casos em relação ao mês anterior. Ainda não houve pronunciamento sobre o crescimento recente. Desde o início do surto de dengue no município, a prefeitura tem trabalhado em ações de combate ao mosquito.
Foi instalado um Comitê de Crise na prefeitura, formado por membros da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações Emergenciais (COE), junto à agentes de endemia, saúde comunitária e técnicos de epidemia e vigilância sanitária, além de representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
De acordo com a prefeitura, técnicos da CEVS e da 16ª CRS têm ajudado nos processos de diagnóstico, controle e fiscalização. Para o controle do mosquito, foi adotada técnica de bloqueio em raio de 150 metros nas áreas de casos de dengue, enquanto agentes de campo trabalham com a fiscalização das residências no município.
Outras medidas de controle incluem: aplicação do produto CIELO com equipamento UBV e caminhonete; limpeza de bocas de lobo; chamada de orientação com carro de som; e divulgação em canais oficiais e outros meios de comunicação.
Outras cidades passam por um aumento no número de pessoas infectadas por dengue. Em Ijuí, foram registrados 668 casos. Em Porto Alegre, há 290 pessoas com o vírus. Outras cidades afetadas incluem Não-Me-Toque (277 casos), Ibirubá (260), Estrela (214), Ivoti (171), Joia (165), Sananduva (114) e Passo Fundo (109).