Cidade do RS tem rachaduras nas ruas e assusta população
Nesta semana, os moradores de Gramado, localizada na Serra do Estado do Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por rachaduras que surgiram em algumas ruas da cidade. Ao todo, quatro fissuras foram confirmadas em diferentes áreas: no bairro Três Pinheiros, Loteamento Orlandi, Loteamento Alphaville e na divisa entre Linha Ávila e o bairro Piratini.
Segundo o prefeito Nestor Tissot, o bairro Três Pinheiros é o que gera mais preocupação, já que há maior risco de desabamento. Na segunda-feira (20), cerca de 150 pessoas foram orientadas a se deslocar da região. Aqueles que não têm amigos ou familiares que possam os acolher, estão sendo levados pela Defesa Civil para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Senador Salgado Filho, no bairro Piratini.
Em nota, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informou que caso chova novamente no bairro Três Pinheiros, “há risco de movimentação de solo, com chance de novos danos estruturais às residências do condomínio e do entorno”.
Vídeo mostra rachaduras em bairros de Gramado
Vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram o tamanho das rachaduras. Em um dos registros é possível ver a fenda comprometendo a estrutura de um edifício, causando medo nos moradores. Confira a seguir:
Cidade de Gramado declara situação de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas
No último sábado (18), o município de Gramado decretou situação de emergência em razão do alto volume de chuvas que atingem a região nos últimos dias. Na cidade, foram registrados destelhamentos de casas, queda de árvores em residências e na via pública, além de deslizamentos de terra e alagamentos. Duas mulheres morreram devido ao soterramento de uma casa.
A partir do decreto, foi autorizada a convocação de voluntários para auxiliar nas atividades pós desastres e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.