Cidade gaúcha utiliza barcos para auxiliar moradores após desastre
Desde quinta-feira (15), ventos e fortes chuvas têm afetado diversas áreas do estado do Rio Grande do Sul. Entre as cidades prejudicadas está Gravataí, que registou 219 milímetros de precipitação em um dia.
Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Vila Rica e Itatiaia foram as regiões mais afetadas da cidade, de acordo com a prefeitura. Com tantos estragos, três barcos foram disponibilizados para auxiliar os moradores atingidos, que já estão recebendo atendimento no Serviço de Acolhimento Adulto do município.
Nesta sexta-feira (16), as aulas da rede municipal foram suspensas, assim como as atividades pedagógicas que iriam ocorrer no sábado (17). Além das instituições de ensino, as unidades de saúde Breno Garcia e Morungava estão com os atendimentos interrompidos.
A Prefeitura de Gravataí está aceitando doação de colchões para o acolhimento das famílias.
Deslizamento de terra atinge duas residências em cidade gaúcha
No momento, a Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando para que as árvores caídas nas ruas e avenidas sejam removidas. Além disso, semáforos danificados pela chuva já estão sendo concertados por profissionais da Mobilidade Urbana.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atendeu a ocorrência de um deslizamento de terras, que atingiu duas residências e alguns automóveis durante a madrugada desta sexta, na Rua Major Tito, no bairro São Marcos, no Morro do Itacolomi. Ninguém ficou ferido.
Cidades gaúchas são afetas por chuvas intensas
Além de Gravataí, outras cidades gaúchas têm sido prejudicadas pelas fortes chuvas, decorrentes de um ciclone extratropical que está próximo ao litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva pode ser superior a 100 milímetros (mm) em 24h em diversos pontos, com ventos superiores a 100 km/h.
A seguir, confira os volumes de chuva acumulados entre quinta e a madrugada desta sexta, segundo medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.:
- Maquiné (RS): 254,6 mm
- Bom Princípio (RS): 208,6 mm
- São Leopoldo (RS): 195,4 mm
- Gravataí (RS): 189,6 mm
- Alto Feliz (RS): 183,8 mm
- Sapucaia do Sul (RS): 173,6 mm
- São Sebastião do Caí (RS): 172 mm
- Três Forquilhas (RS): 160,6 mm
- Sapucaia do Sul (RS): 159,5 mm
- Teutônia (RS): 153,6 mm
- Nova Santa Rita (RS): 150,8 mm
- Porto Alegre/Cristal (RS): 115,4 mm
- Porto Alegre/São João (RS): 110,1 mm
- Campo Bom (RS): 168,2 mm
- Torres (RS): 102,6 mm
Imagem: Prefeitura de Gravataí / Divulgação / Rádio Guaíba