Cidades Amigas: Porto Alegre é primeira do ranking do 5G entre as capitais

Porto Alegre ocupa o primeiro lugar do ranking de Cidades Amigas do 5G entre as capitais do Brasil. A premiação nacional da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as maiores operadoras do país, foi entregue ao prefeito Sebastião Melo, nesta terça-feira, 8, em Brasília.

A classificação foi elaborada para se alinhar com a chegada da tecnologia no país, reconhecendo os municípios que facilitaram sua adesão com leis modernas e desburocratizadas. Porto Alegre ficou atrás apenas da cidade de Ponta Grossa, segunda colocada do ranking geral.

Segundo o prefeito de Porto Alegre, a cidade foi pioneira ao garantir que o licenciamento fosse feito de forma ágil, tornando- se tornando uma das primeiras cidades a contar com a tecnologia de internet de quinta geração. “O 5G chegou para trazer modernização, desenvolvimento, emprego e renda para nossa cidade. Estamos trabalhando para criar condições de levar internet rápida para todos os porto-alegrenses”, defende Melo.

Lei aprovada em Porto Alegre garantiu 5G na Capital

A agilidade no processo foi possível graças à implementação da Lei Complementar 838/2018, regulamentada pelo decreto 20.215/2019, que instituiu o autolicenciamento para instalação das antenas por parte das empresas de telefonia. Com a medida, o prazo médio da liberação baixou de dois anos para apenas um dia. Curitiba (PR) ficou em segundo lugar e São Paulo em terceiro.]

Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), conta que a Capital foi uma das primeiras a disponibilizar o sinal. “Porto Alegre foi a primeira depois de Brasília a disponibilizar o sinal 5G, resultado de amplo projeto de preparação para receber a tecnologia. A desburocratização, digitalização dos processos e licenciamento automático foram decisivos para a cidade se tornar referência nacional”, ressalta. 

Atualmente, 44 bairros já contam com antenas 5G. Existem na cidade 165 antenas a mais do que o exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).