Cidades de RS e PR estão entre as cidades com mais árvores do Brasil; veja o ranking

Com a conservação de áreas verdes ganhando mais destaque entre os projetos urbanos, uma boa arborização pode fazer a diferença na qualidade de vida da população. Isso porque, a preservação de árvores na cidade influencia diretamente na temperatura média sentida pelos habitantes.

Além disso, a manutenção de áreas verdes auxilia no escoamento da água da chuva, evitando enchentes contribuindo para o bem-estar dos moradores de uma cidade. Com esta pauta ativa, a Organização das Nações Unidas (ONU), recomenda que as cidades tenham pelo menos 18 m² de área verde por habitante. 

Vale ressaltar que no último Censo de 2010, feito pelo IBGE, o mapeamento das taxas de arborização apontou as cidades mais verdes do Brasil, dentre elas estão Porto Alegre e Curitiba.

Cidades mais verdes do Brasil

Apesar de Porto Alegre e Curitiba estarem na lista de cidades mais verdes do Brasil, estas não são as cidades que lideram o ranking. Ocupando o Top 1, a capital de Goiás, Goiânia, foi eleita a cidade mais verde de todo o país, com taxa de arborização em 89,8%.

Confira o ranking das cinco cidades mais verdes:

  1. Goiânia, com taxa de 89,8%;
  2. Campinas, com taxa de 87,5%;
  3. Belo Horizonte, com taxa de 82,7%;
  4. Porto Alegre, com taxa igual a Belo Horizonte, 82,7%;
  5. Curitiba, com taxa de 76,1%.

Outros destaques no país

Além do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Arbor Day Foundation e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram, em 2019, o programa Tree Cities of the World.

O programa tem como finalidade conectar os municípios que têm interesse em preservar suas áreas verdes e tomar cuidado com suas florestas urbanas. Dessa forma, são 120 cidades de 23 países diferentes.

Os municípios brasileiros, entre as 120 cidades, são: Campo Grande (MG), São Carlos (SP) e São José dos Campos (SP).

Freepik