Cidades de SC decretam situação de emergência após ciclone

Na manhã desta quarta-feira (6), a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a informação de que três cidades do Estado decretaram situação de emergência após um ciclone passar pela região Oeste e causar estragos.

Nesta tarde, os municípios de Entre Rios e Galvão já estavam com o decreto vigente, de acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri. Em Coronel Martins, os procedimentos ainda estavam em andamento para o decreto.

Temporal causa estragas em cidades de SC

Nesta segunda-feira (4), um temporal com ventos de até 113 km/h, decorrente de um ciclone extratropical que tem afetado o Sul do Brasil, destelhou casas e causou a queda de árvores e postes, além de danos na rede elétrica de cidades de Santa Catarina.

Em Xanxerê, casas foram destelhadas, árvores caíram e uma escola sofreu danos. Em Novo Horizonte e em São Domingos, também houve queda de árvore, o que interrompeu o trânsito. Em Capinzal ocorreu alagamento e queda de barreira. Casas de Guarujá do Sul, São José de Cedro e Dionísio Cerqueira foram destelhadas.

As cidades de Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, São Domingo, São Lourenço do Oeste, Faxinal do Guedes, Passos Maia, Ponte Serrada, Maravilha e São Miguel do Oeste ficaram sem energia.

As chuvas têm sido frequentes não só em Santa Catarina, mas também no Rio Grande do Sul. Durante a ocorrência destes fenômenos, o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), faz as seguintes recomendações:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Defesa Civil SC / Divulgação