Cidades de SC lideram ranking de objetos esquecidos em viagens de Uber; veja lista

Na última segunda-feira (6), a Uber revelou os dados de um levantamento sobre os objetos mais esquecidos pelos passageiros em seus veículos durante o ano de 2023, com destaque para as cidades de Itajaí e Florianópolis, em Santa Catarina.

Quais cidades lideram o ranking de esquecimentos?

Os dados coletados pela Uber indicam que Itajaí e Florianópolis não só tiveram um alto índice de esquecimentos, como também são exceções no ranking, já que não são capitais, ao contrário da maioria dos municípios listados. Completam o top três, Brasília, a capital federal, que também mostrou números significativos.

  1. Itajaí
  2. Florianópolis
  3. Brasília
  4. Vitória
  5. São Luís
  6. Curitiba
  7. Campo Grande
  8. Salvador
  9. Goiânia
  10. Santos

Lista dos objetos mais esquecidos

Entre os objetos esquecidos, as mochilas e bolsas novamente lideram a lista, seguidas por celulares e câmeras. Além desses, itens como roupas, guarda-chuvas, chaves e até joias e relógios foram reportados como esquecidos.

  1. Mochilas / Bolsas
  2. Celulares / Câmeras
  3. Roupas
  4. Guarda-chuvas
  5. Chaves
  6. Dinheiro
  7. Carteira
  8. Garrafa de água
  9. Copos
  10. Joias / Relógios / Maquiagem

Algumas histórias chamam atenção pelos itens inusitados deixados nos veículos: uma medalha olímpica, 40 pizzas, um cento de pastel e até uma varinha do Harry Potter foram alguns dos objetos esquecidos, mostrando que as surpresas são parte constante do dia a dia dos motoristas parceiros da plataforma.

Como recuperar um objeto esquecido?

A Uber oferece um processo bem estruturado para a recuperação de objetos perdidos. A empresa sugere que o contato seja feito imediatamente através do aplicativo, conversando diretamente com o motorista. No caso do próprio telefone ser o item esquecido, é possível usar um computador para acessar a conta e entrar em contato com o motorista através do site da Uber.

É interessante notar que a empresa também cobra uma taxa de devolução dos itens, que é repassada integralmente ao motorista, compensando pelo esforço e tempo dedicados para a devolução do objeto perdido.

Ao fim, a melhor maneira de não perder objetos é sempre verificar se nada foi esquecido antes de sair do veículo. Situações como essas podem ser minimizadas com um pouco de atenção, prevenindo aborrecimentos para ambas as partes envolvidas nesse processo.

Ainda assim, é tranquilizador saber que existem mecanismos eficientes para recuperar pertences esquecidos, garantindo que a experiência com o serviço continue sendo positiva, mesmo em situações adversas.

Manter uma rotina de verificar seus pertences pode poupar tempo e evitar situações desconfortáveis. Assim, antes de deixar um Uber, uma rápida olhada nos assentos e no chão do veículo pode fazer toda a diferença.