Cidades de SC podem ganham mais vereadores nas próximas eleições; entenda o motivo
O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2022, abriu margem para que 40 cidades de Santa Catarina ampliem seus números de vereadores, em comparação com os que já haviam nos municípios.
Todas as cidades que estão na lista passaram a ter mais habitantes, critério que, pela Constituição Federal, determina quantos parlamentares cada Câmara Municipal pode ter.
Contudo, é importante ressaltar que essa ampliação não é obrigatória e nem automática. Dessa forma, é necessário que o Legislativo de cada município altere a Lei Orgânica local, com o objetivo de aumentar o número de vereadores.
Veja agora mesmo a lista das cidades que podem aumentar seu número de vereadores locais!
Aumento no número de vereadores em Santa Catarina
Em Joinville, por exemplo, é possível obter até 27 vereadores ao total, por conta dos 616.323 habitantes do município. Desde 2010, quando somava 515.288 habitantes, a cidade mais populosa de SC já podia contar com 25 vereadores, mas tem ainda hoje apenas 19.
Além desses casos, há cidades que não tiveram a permissão para ampliar seu número de vereadores agora, mas já contavam desde o último censo para obter mais vereadores.
É o caso de Blumenau, que desde 2010 pode ter 23 vereadores, margem estimada pelo novo levantamento do IBGE. Porém, conta apenas com 15 no cargo.
Veja a lista de cidades agora mesmo!
Confira algumas das cidades que aumentaram sua população significativamente durante os últimos 12 anos e podem obter mais vereadores!
- Joinville, com 27 vereadores permitidos;
- Florianópolis, com 25 vereadores permitidos;
- Palhoça, Jaraguá do Sul e Lages, com 21 vereadores permitidos;
- Brusque e Balneário do Camboriú, com 19 vereadores permitidos;
- Camboriú, Navegantes, São Bento do Sul e Concórdia, com 17 vereadores permitidos;
- Itapema, Videira, São Francisco do Sul, Imbituba, Xanxerê e Tijucas, com 15 vereadores permitidos.
Reprodução/ Prefeitura de Joinville