Cidades mais baratas para se viver no planeta; alguma fica no Brasil?

Recentemente, a consultoria Mercer analisou o poder de compra de 400 cidades, comparando preços de itens, como alimentos, para definir quais são as cidades mais baratas para se viver no mundo. Nenhuma brasileira aparece na lista, apenas na de mais caras. São Paulo, está em 12º na América Latina em custos altos, de acordo Mercer.

“Hong Kong mais uma vez lidera nosso ranking de custo de vida das cidades. É seguida por Cingapura, que saltou seis posições desde o ano passado, empurrando Zurique para o terceiro lugar. Os locais menos caros no ranking incluem Havana, que caiu 83 posições, em parte devido às fortes desvalorizações da moeda em meados do ano passado, e duas cidades no Paquistão – Karachi e Islamabad”, informa o site da Mercer.

O ranking é divulgado desde 1994. Neste ano, a pesquisa Custo de Vida listou 227 das 400 cidades analisadas. Para fazer a pesquisa, a Mercer baseia-se no custo de vida em Nova York, nos Estados Unidos, tendo referencia o dólar para definir as cidades mais caras e baratas e facilitar a comparação.

A posição das cidades no ranking é definida a partir da soma de uma média de cada categoria, na qual alimentos têm maior influência do que álcool e tabaco, por exemplo.

“Mais de um ano após a escalada da crise Rússia-Ucrânia e o surgimento de variantes mais contagiosas do COVID-19, muitas economias ainda estão absorvendo o choques produzidos por esses eventos”, diz a Mercer sobre a alta no custo de vida em vários países pesquisados.

A seguir, saiba quais são as cidades mais baratas e mais caras do mundo.

Cidades mais baratas e mais caras no mundo

10 cidades mais baratas do mundo

Islamabad – Paquistão
Karachi – Paquistão
Havana – Cuba
Bishkek – Quirguistão
Dushanbe – Tajiquistão
Windhoek – Namíbia
Ancara – Turquia
Durban – África do Sul
Tunes – Tunísia
Tashkent – Uzbequistão

10 cidades mais caras do mundo

Hong Kong
Singapura
Zurique – Suíça
Genebra – Suíça
Basiléia – Suíça
Nova York – EUA
Berna – Suíça
Tel Aviv – Israel
Copenhagen – Dinamarca
Nassau – Bahamas (empatada com Los Angeles, EUA)

Imagem: Unplash