Cientistas dizem que rotação da Terra pode ter mudado! Saiba mais

Recentemente, foram divulgadas algumas informações que indicam que a rotação da Terra pode ter mudado. Os estudos foram inseridos em um artigo publicado pela revista “Nature Geoscience” e liderado pelos chineses Xiaodong Song e Yi Yang, ambos sismólogos da Universidade de Pequim.

A partir de diversos estudos, os chineses chegaram a conclusão de que o núcleo da terra está mais lento que o planeta Terra. Essa informação foi suficiente para alarmar diversas pessoas, mas os cientistas afirmam que casos como esse já foram registrados antes.

Segundo estudos, a partir do momento em que a velocidade da rotação do núcleo interno diminui, a duração dos dias também mudam, assim como o mar e o clima. Isso explicaria porque desde 2009, os dias não estão tão longos como antes e porque os campos gravitacionais e magnéticos da Terra foram alterados.

“Com a alteração no campo gravitacional podem ocorrer deformações na superfície do planeta o que impacta diretamente no nível do mar.”, disse Xiaodong Song em entrevista ao El País, jornal diário espanhol.

Apesar dessas mudanças e dos cientistas chineses afirmarem que ocorreu uma paralisação e inversão do núcleo da terra, isso não prova que a rotação da terra parou ou mudou de sentido.

A rotação da terra já havia mudado em 1970 e ainda pode continuar mudando

Apesar de estar ocorrendo um grande alvoroço atualmente, estudos mostram que a rotação do núcleo da terra já havia mudado antes, no ano de 1970.

A partir desses dados, é possível constatar que essa situação se repete a cada duas ou três décadas, em alguns casos, sete. Além disso, os estudiosos observaram que essas mudanças também podem ocorrer em outros fenômenos, como o campo geomagnético e o clima, por exemplo.

Apesar dessas observações, cientistas afirmam que são apenas hipóteses, e que ainda não existem provas científicas.