Cientistas ficam perplexos com descoberta em Marte

Foto tirada por sonda da Nasa revela estranha descoberta no solo de Marte e desperta curiosidade dos cientistas. Imagens feitas pela sonda Reconaissance Orbiter divulgada nesta terça-feira (14) revelou dunas circulares, com formas quase perfeitamente arredondadas.

Dunas de areia são uma ocorrência comum em Marte, no entanto, de acordo com as informações da Nasa, o formato distintamente circular representa uma anormalidade para a superfície do planeta vermelho. Confira abaixo mais detalhes sobre a descoberta.

Dunas circulares em Marte despertam curiosidade de cientistas

As fotos foram tiradas pela sonda Reconaissance Orbiter a cerca de 300 quilômetros de altura, no dia 22 de novembro de 2022, sendo divulgadas apenas nesta semana. A comunidade científica expressou curiosidade em relação à descoberta.

Isso porque apesar de as dunas de areia de Marte serem encontradas em todos os formatos e tamanhos, a ocorrência de algo tão circular é curiosa. Com análise das fotos, foi possível perceber que as formações são assimétricas e apontam para o sul, indicando a direção para qual os ventos do planeta vermelho transportavam a areia.

Também foi possível perceber que as dunas tem avançado até os polos do planeta de forma gradual. Em Marte, a pressão atmosférica é apenas 0,6% daquela encontrada na Terra, o que pode explicar as formações assimétricas e anormais encontradas na superfície do planeta vermelho.

A pesquisa da Reconaissance Orbiter envolve o monitoramento do gelo na superfície de Marte. Ao todo, a sonda capta imagens de 60 locais ao longo de um ano marciano (equivalente a 687 dias terrestres).

As fotos buscam registrar como as partes congeladas do planeta se comportam durante o fim do inverno, em seu período de derretimento. Nas imagens anteriores tiradas pela sonda, as dunas apresentavam uma camada de gelo em sua superfície, o que não é mais perceptível nos seus registros mais recentes.