CNH GRATUITA! Você não precisa gastar um centavo; saiba como obter
Ao atingir a maioridade, muitos brasileiros passam a ter o desejo de tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação, porém, com a atual situação do país e os preços em alta, fica quase impossível para algumas pessoas terem condições de pagar pelo processo para adquirir esse documento. O que muitos não sabem é que há um bom tempo, tem sido possível fazer a emissão da CNH de forma gratuita.
O programa de CNH Social – Primeira Habilitação para o Transporte e Inserção de Novos Motoristas é uma iniciativa do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, de acordo com o JusBrasil.
Por meio desse projeto, diversos jovens de baixa renda garantem acesso à primeira CNH gratuitamente.
Saiba quem tem direito à CNH Social
A CNH Social tem o objetivo de fazer com que pessoas de baixa renda tenham a possibilidade de participar das aulas e avaliações para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.
Para participar do projeto, os candidatos precisam cumprir alguns requisitos, que podem variar dependendo da região. Geralmente, os estados exigem esses:
- Ser maior de 18 anos;
- Comprovar renda per capta de dois salários mínimos;
- Saber ler e escrever;
- Comprovante de residência;
- Título de Eleitor
- Certidão de quitação eleitoral
- Ter RG e CPF;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Comprovante de união estável ou certidão de casamento.
É preciso ressaltar que o programa ainda não está disponível em todo o país, já que tem caráter estadual. Então, a recomendação é que as pessoas procurem o Detran local e busquem informações sobre os requisitos básicos, já que eles podem variar dependendo da região.
Estados como o Acre, a Paraíba, o Pará, Pernambuco, Roraima, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Minas Gerais já aderiram ao projeto.
Imagem: Detran/Divulgação