CNH Social: Amazonas aderi a este modelo e pode disponibilizar novas vagas gratuitas

Os moradores do Parintins e Barreirinha, na região do Baixo Amazonas, receberam o programa Detran Cidadão, responsável por selecionar cidadãos para a CNH Social e Motociclista Legal. A iniciativa distribuiu 435 kits de capacete para motociclistas e 13 CNH Sociais.

De acordo com o Governo do Estado do Amazonas, até 2023, devem ser beneficiadas em todo o estado 265 mil pessoas através do programa Motociclista Legal e 20 mil devem ser beneficiadas com a CNH Social.

O que é o programa Detran Cidadão

O “Detran cidadão”, lançado em novembro de 2021, é uma política pública que contempla os projetos “CNH Social”, “Motociclista legal” e “CNH nas escolas”. O objetivo é atender a população de baixa renda que não tem recursos para tirar a carteira de habilitação, comprar equipamentos de segurança como o capacete, por exemplo. Além disso, o programa contempla a capacitação de alunos do ensino médio.

CNH Social

A CNH Social contempla a oferta a pessoas de baixa renda 20 mil vagas por ano para emissão da primeira carteira de habilitação ou para adicionar ou mudar de categoria. 

Segundo a divulgação do governo estadual, a economia para os beneficiários é de cerca de R $1.200, que é o custo aproximado para obtenção da primeira habilitação.

Motociclista Legal

O Motociclista Legal pretende atender 265 mil cidadãos até 2023 com a oferta de isenção de taxas para cursos de especialização e atualização dos mototaxistas e motofretistas da região. Além disso, o projeto prevê entregar capacetes e coletes para aqueles que estiverem com esses cursos em dia.

CNH nas escolas

A CNH nas escolas, segundo o site do Detran do Estado do Amazonas, é para capacitar alunos do ensino médio da rede estadual com o curso teórico de legislação do trânsito. Os estudantes beneficiados com o projeto vão economizar R $300 no processo de obtenção da primeira CNH.