Código de segurança da CNH: saiba o que é e para que serve
Com o objetivo de diminuir o número de fraudes, a CNH tem diversos dispositivos de segurança, sendo um dos principais o código de segurança.
O código, que pode ser numérico ou em formato de QR Code, fica localizado abaixo da assinatura dos motoristas que emitiram o documento a partir de junho de 2022. Já nos documentos emitidos anteriormente, o código (somente em formato numérico) fica do lado direito da assinatura do emissor, logo abaixo da data de emissão.
O código numérico é utilizado para consulta no banco de dados do órgão de trânsito e evita fraudes na CNH. O QR Code também evita golpes, mas pode ser utilizado para o motorista realizar o cadastro da versão digital do documento.
Entenda como é feito o cadastro da CNH digital
- O primeiro passo é criar uma conta no site do Governo Federal. Basta clicar neste link, preencher os dados solicitados e criar uma senha.
- Na loja de aplicativos do seu celular (sistema Android ou iOS), pesquise na barra de busca “Carteira Digital de Trânsito”. Verifique se é o aplicativo verdadeiro e instale.
- Ao abrir do aplicativo, clique no link que vai redirecioná-lo para o site do Governo Federal, no qual a conta foi criada. Isso é obrigatório somente no primeiro acesso.
- Após entrar no site, coloque o seu CPF e a senha para liberar o acesso ao aplicativo.
- Depois de ter realizado seu login, clique em “Habilitação”, “Toque para baixar a CNH” e “Validar utilizando o celular”. Aponte sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua CNH e tire uma foto do seu rosto dentro do aplicativo.
- O aplicativo vai comparar a sua foto com a foto cadastrada no banco de dados do Detran, a fim de confirmar sua identidade.
- Confirme o CEP e o celular cadastrado no Detran do estado onde sua CNH foi emitida. Por último, no campo “Chave de acesso”, informe a chave de acesso cadastrada no aplicativo.
- Após concluir todos os passos, seu documento vai aparecer automaticamente na tela no celular.