Como evitar Golpe na Prova de Vida do INSS 2022?

As mudanças na prova de vida do INSS têm sido utilizadas por golpistas virtuais como estratégia para coletar dados dos beneficiários, alerta o instituto.

A abordagem geralmente ocorre através do WhatsApp, mas pode ser feita por outros canais como SMS, carta, e-mail ou telefonema. Durante o contato, o criminoso informa alguns dados do segurado e solicita a foto de um documento por mensagem para “finalizar o processo”.

Caso receba este tipo de contato, desligue e bloqueie imediatamente o número. O INSS ressalta que não realiza prova de vida através de contato telefônico. 

Além disso, o procedimento está suspenso até o fim de 2022, até acontecer a total implementação das novas regras. Portanto, qualquer contato que informe alguma necessidade de realizar a prova de vida e/ou peça o envio de documentos, é golpe.

Como evitar cair no golpe da prova de vida do INSS

Tenha atenção aos seguintes aspectos para evitar cair no golpe cibernético:

  • O INSS nunca entra em contato direto com o segurado para solicitar dados pessoais e pedir o envio de fotos de documentos;
  • O número utilizado pelo INSS para informar os cidadãos através de SMS é o 280-41. Caso receba uma mensagem de um número diferente, desconfie;
  • Caso o segurado seja convocado para apresentar algum documento, a convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135, ambos canais oficiais;
  • O cumprimento de qualquer solicitação do instituto deve ser feito através dos canais oficiais do INSS: o aplicativo/site Meu INSS, o telefone 135 ou alguma agência da Previdência Social;
  • Caso o cidadão ligue para o 135, a atendente virtual solicitará algumas informações, como o CPF e nome da mãe, para confirmar sua identidade. Através deste número a operação é confiável.

Cai no golpe, e agora?

É recomendado registrar um boletim de ocorrência e comunicar o Instituto do Seguro Social através da Central de Atendimento 135, além de também deixar a instituição bancária na qual você recebe seu benefício ciente.

Caso tenha sofrido tentativas de golpe, o segurado pode denunciá-las através do link: http://souweb.economia.gov.br/souweb/preparePesquisaInternauta.do ou pelo telefone 135, afim de ajudar a combater a prática criminosa.